Segundo a maioria das Vigilâncias Sanitárias, a esterilização do produto está garantida por até sete dias. Vale lembrar que cada setor tem a legislação sanitária própria que traz recomendações sobre o período de validade de cada esterilização.
Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 15 VII – ANVISA – diz que a data limite de uso do produto esterilizado é o “prazo estabelecido em cada instituição, baseado em um plano de avaliação da integridade das embalagens, fundamentado na resistência das embalagens, eventos relacionados ao seu manuseio (estocagem em gavetas, empilhamento de pacotes, dobras das embalagens), condições de umidade e temperatura, segurança da selagem e rotatividade do estoque armazenado”.

De acordo com o Manual da ANVISA para Consultórios Odontológicos – Prevenção e Controle de Riscos de 2006, o prazo deve ser estabelecido pelo consultório, baseado em testes técnicos e várias análises da assepsia do local. Nesse caso, os testes deverão ser encaminhados a um laboratório credenciado para atestar que a esterilidade se mantém no período indicado.