Todos nós sabemos que o Papel grau cirúrgico é o papel ideal para o processo de esterilização. Mas você sabe do que ele feito, como é produzido, ou quais são suas principais características?

Explicamos para você!

A principal matéria prima do papel é madeira, da qual são extraídas fibras de celulose, convertidas em papel após uma série de processos industriais. O que pouca gente sabe é que para papel grau cirúrgico essas etapas são um pouco diferentes.

Para ser obter um papel grau cirúrgico de qualidade, as fibras de celulose devem ser mais antigas e com uma porosidade controlada a fim de se obter uma celulose pura e sem resíduos de produtos tóxicos.
Você Sabia!?
Que grandes partes da celulose para fabricação do papel grau cirúrgico são importadas dos países nórdicos como Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e seus territórios associados, que incluem as Ilhas Faroé, Groenlândia. Tudo porque, as árvores são derrubadas a cada 35 anos e por conta de seu rigoroso inverno que dura aproximadamente 7 meses por ano, de modo que os riscos das árvores serem atacadas por pragas é mínima!

Para preservar sua pureza, durante o processo de fabricação não são adicionados branqueadores ópticos como muitos pensam, pois seu peso não deve ultrapassar 60-65gr/m² além de possuir um pH neutro, para promover a alta resistência ao rasgo. Uma das características do papel grau cirúrgico, é que mesmo rasgando-o, não ocorre a liberação de pelugens, mas somente fibras!

Para que as fibras possam ter grandes resistências durante o processo de esterilização – principalamento à vapor, onde as estruturas das fibras sofrem grandes pressões – são utilizadas colas especificas e fibras de celulose mais finas, gerando uma estabilidade mecânica muito mais elevada. As colas utilizadas nessa etapa são resistentes à umidade, neste caso necessário, para que se gere um segurança maior durante o processo de esterilização, caso contrário levaria a contaminação do produto.

Gerando assim um papel com um peso entre 60-80gr/m² que garante resistência mecânica e fator de proteção contra qualquer entrada de bactéria.